terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Mais um título

No domingo passado o basquetebol portista conquistou mais um título - a Taça da Liga (desde há três anos denominada Taça Hugo dos Santos) - derrotando na final o Barreirense por 79-77.


O jogo foi transmitido pela SportTv e, para quem não viu, as crónicas do mesmo puderam ser lidas nos jornais de ontem, mas há alguns aspetos de que ainda vale a pena falar.

1. A Taça Hugo dos Santos é uma competição disputada pelas quatro equipas melhor classificadas no final da primeira volta do campeonato. A 3ª edição, que se jogou no último fim-de-semana, juntou slb, FC Porto, Ovarense e Barreirense e voltou a ser realizada no sul do país, desta vez em Vendas Novas. Eu gosto do Alentejo e, já agora, também do Algarve, mas quando é que teremos a final de uma das taças (da Liga ou de Portugal) disputada no Norte?

2. O FC Porto foi finalista das três edições da Taça Hugo dos Santos e esta foi a 2ª vez que os dragões a conquistaram, à qual se juntam quatro vitórias na anterior Taça da Liga.

3. A cerca de dois minutos do final o FC Porto vencia por nove pontos (74-65) e parecia ter o jogo controlado mas, em pouco mais de 10 segundos, o Barreirense marcou 8 pontos e a um minuto do fim já estava em vantagem no marcador (74-75), após ter completado um parcial de 10-0! Desta vez houve um final feliz (para os portistas), mas há desconcentrações competitivas que são difíceis de explicar e de aceitar numa equipa profissional.

4. Os comentadores da SportTv, principalmente Carlos Barroca, quase que entraram em êxtase após a recuperação final do Barreirense e a perspectiva da equipa da margem azul derrotar os dragões. As vitórias do FC Porto continuam a provocar azia a muita gente.

5. Reggie Jackson e Anthony Hill foram as grandes figuras da partida. Aos 28 pontos do base norte-americano do FC Porto, respondeu o poste norte-americano do Barreirense com 20 pontos e 7 ressaltos, números que fizeram dele o MVP desta final (com 29 pontos de valorização). O curioso é que Anthony Hill veio esta época para Portugal para jogar no… FC Porto, tendo sido dispensado após a realização do troféu António Pratas. O Barreirense aproveitou e contratou-o.


6. Desde que Moncho López é treinador do FC Porto (o ex-seleccionador de Espanha foi contratado em Maio de 2009), os dragões conquistaram: Taça Hugo dos Santos (2009/10), Taça de Portugal (2009/10), Troféu António Pratas (2010/11), Campeonato (2010/11), Supertaça (2011/12) e novamente Taça Hugo dos Santos (2011/12). Nada mau.


Fotos: obtidas em www.fpb.pt

4 comentários:

eumargotdasilva disse...

7. Apesar de o MVP ter sido dispensado pelo porto, o porto ganhou, porque o Reggie, o que não foi dispensado, converteu os pontos da vitória no último minuto! ... Mesmo nada mau.

José Correia disse...

reine margot disse...
converteu os pontos da vitória no último minuto!

O cesto da vitória foi marcado pelo Reggie no último segundo!

P.S. Por estas e por outras é que o basquetebol é um desporto fantástico!

Silver(io) disse...

O anão barroca é um doente militante anti-portista e como o seu filho saíu ao pai,quer na altura(é um anão crescido)quer na militância clubistíca lampiónica,lá tentou jogar para pagar fretes televisivos,mas acabou dispensado e joga agora,com palmilhas,na académica de coimbra..
Cada vitória do Porto o tal de barrocas,minga 2 ou 3 centimetros,pelo que se antevê que muito em breve só lhe reste a língua...apaga a luz ò barroca e toma mais cinco.

Leceiro disse...

Sobre o facto de mais uma competição ter sido disputada no sul: se nenhuma CM do Norte e Centro, vá, apresenta uma candidatura para tal, estão à espera de quê? Milagres...?

Grande jogo, por vezes mal disputado mas que valeu por mais uma conquista; escusado será dizer que o slm continua a gastar mundos e fundos para nada lol