sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Atenção ao SC Braga

Quem viu os dois jogos entre o SC Braga e o Besiktas (dos internacionais portugueses Manuel Fernandes, Quaresma, Simão Sabrosa e Hugo Almeida) não tem dúvidas: a melhor equipa ficou pelo caminho. Nos 119 minutos em que jogaram 11 contra 11, a superioridade dos bracarenses foi inquestionável. E mesmo nos 61 minutos de eliminatória em que os arsenalistas do Minho jogaram com menos um (Hélder Barbosa foi expulso ao minuto 29 do jogo de Braga), nunca foram encostados às cordas, apesar dos dois golos que, nesse período, os turcos conseguiram marcar.

O sucesso desportivo e económico que o SC Braga tem alcançado nos últimos anos tem um nome: António Salvador.
Este sucesso é alicerçado numa cuidada escolha de treinadores (Jesualdo Ferreira, Jorge Jesus, Domingos Paciência e Leonardo Jardim) e numa politica de contratações ambiciosa mas com critério, incluindo o aproveitamento de vários dispensados dos “grandes” (Alan, Evaldo, Luís Aguiar, César Peixoto, João Pereira, Hugo Viana, Hélder Barbosa, Quim, Custódio, Ukra, Nuno André Coelho, Ruben Amorim), a qual tem proporcionado um bom rendimento desportivo e interessantes mais-valias financeiras.



Hoje em dia, pode-se dizer que o SC Braga já tem estatuto. Estatuto de equipa que, com um orçamento muito menor, luta taco-a-taco com os grandes do futebol português e que nas competições europeias dá muito trabalho para ser superada.

Quase toda a gente diz que o próximo slb x FC Porto será decisivo para as contas do campeonato. Talvez, mas convém não esquecer o SC Braga que, em caso de empate nesse jogo, poderá ficar colado aos dois da frente. E o FC Porto ainda tem de ir a Braga…

Infografias (clicar para as ampliar): record.pt

6 comentários:

Bernini disse...

Bem lembrado! Excelente gestão de António Salvador que contrata como o Porto contratava há uns anos... privilegiava o mercado interno! Agora estamos ricos e vamos contratar mancos à Belgica, à Argentina ou ao Brasil e pagos a peso de ouro...

Começo a achar que o Leonardo Jardim tem unhas para pegar na nossa equipa... quem tem visto o Braga tem visto uma equipa muito organizada, que procura jogar bem, com dinâmica, ataca bem e defende bem!

Pelo menos 1000 vezes Leonardo Jardim que Pedro Emanuel ou Paulo Bento...

Duarte disse...

Não tenho rigorosamente nada contra brasileiros, argentinos e etc, desde que tenham a qualidade dos que contratamos nestes últimos dois anos. Mas falha-nos uma coisa:

"numa politica de contratações ambiciosa mas com critério, incluindo o aproveitamento de vários dispensados dos “grandes” "

É isto que o FCP também não faz. O Braga não tem o menor problema em contratar o refugo daqueles que, à sua dimensão, se denominam de grandes. Já nós, nunca aproveitamos os dispensados dos que, financeiramente falando, nos são grandes. Aliar a contratação de jogadores como Hulk, Danilo, James e etc a um investimento em jogadores dispensados dos grandes tubarões europeus seria a cereja no topo do bolo. No Porto tal nunca acontece. O porquê não sei, tenho um ou outro palpite, mas como não os posso fundamentar, prefiro guardá-los para mim.

Mário Magalhães disse...

Boas,

Relativamente aos posts colocados anteriores a este, já aqui defendo que o VP já devia ter sido substituído desde da derrota em Zenit, a partir daí só foi o confirmar de uma situação que estava aos olhos de todos e mais afirmo que na luz vamos ser arrumados do titulo, porque este senhor não tem unhas para tocar esta viola...
Relativamente a este post em questão, cada vez mais olho com outros olhos para a politica do SP. Braga, acho interessante, relembro que em Janeiro do ano passado a equipa levou uma razia e fizeram um final de época muito boa com a final da liga Europa... No inicio desta época efectuaram as alterações que todos nós conhecemos e depois de um inicio de época um pouco atribulado, começam a dar cartas e acima de tudo vejo com outros olhos o técnico deles, porque tem muito do seu dedo nesta situação e o presidente inteligente quando fez o contracto com ele fez logo por 3 anos, tem visão, como nosso o já enalteceu tanto ao mister como ao presidente.


Saudações

Daniel Gonçalves disse...

Este política seguida pelo Braga não tem nada de novo ou original, já foi seguida, em parte, por Pimenta Machado no Vitória de Guimarães, nos anos 80 e, sobretudo, pelo Boavista de Valentim Loureiro, e que lhes permitiu lutar pelo 4º ou mesmo 3º lugar.
Lembro-me que dos nossos dispensados foram parar ao Bessa: Bobo, Elói, Tavares, Padrão, Jorge Couto, Timofte, e dos rivais foram para o Bessa: Litos, Marlon, Carlos Manuel, Rui Bento, Sanchéz, e outros que terei deixado escapar.
Relativamente a treinadores o Manuel José foi para o Bessa depois de dispensado em Alvalade.

José Correia disse...

Daniel Gonçalves disse...
Este política seguida pelo Braga não tem nada de novo ou original

Sim, mas é preciso competência e "perceber da bola" para a implementar com sucesso. Se fosse fácil fazê-lo, outros clubes da dimensão do SC Braga fariam igual.

Velasquez disse...

Muito bem, Zé. Muito bem. E escrito antes do fim de semana, ainda mais.