quarta-feira, 21 de março de 2012

Bloqueios nas bolas paradas


Houve faltas contra nós a favorecer as bolas paradas do Benfica. É só reverem as imagens. O Benfica resolve muito de bola parada, mas são quase todas elas antecedidas de obstrução, de bloqueios... Tive o cuidado de perguntar a Artur Soares Dias se bloqueios eram permitidos. E ele disse que são considerados obstrução! Vejam se as bolas paradas do Benfica não são fruto de bloqueios ou obstruções! São precedidas de falta! Não entendo como diz que não são permitidas e depois tem esta postura de deixar que as coisas corram. Golo de Nolito? Não. Estou a falar de uma bola metida na área; obstrução dos homens que estão ao segundo poste; Javi García toca na bola e dá golo! Gostava que os árbitros tivessem coragem para assinalar essas faltas.
Vítor Pereira


Sobre este assunto, Gaspar, defesa-central do Rio Ave e que foi treinado por Jorge Jesus no Belenenses, afirmou o seguinte em entrevista ao Maisfutebol:

Treinávamos [com Jorge Jesus] bloqueios no Belenenses. O treinador indicava, por assim dizer, o elo mais fraco do adversário e apontávamos para aí. Por isso, não há de ser agora no Benfica que vão deixar de treinar. Aliás, basta ver os jogos. Não é algo que acontece uma ou duas vezes. São duzentas, trezentas. Não digam que não é estratégia, porque é. Se querem atirar areia para os olhos...

Se marcam obstruções em vários lances, porque não marcar nestes? Há lances em que os jogadores estão de costas para a bola. Não me venham dizer que têm intenção de a discutir.

Na última reunião que houve com os árbitros isto foi discutido e disseram que era ilegal. Admito que para um árbitro seja difícil de ver, mas talvez tenham de estar mais atentos. Isto é algo que se faz há anos, mas vai ser mais mediático depois deste jogo


Desde os primeiros meses desta época que, por várias razões, venho criticando o treinador principal do FC Porto. Ora, um dos aspetos em que o Vítor Pereira deixa muito a desejar é na comunicação, repetindo discursos monocórdicos, vazios de conteúdo e cheios de lugares comuns.
Sendo isto um hábito, a conferência de imprensa de ontem foi uma agradável surpresa, não só no modo como ironizou e ridicularizou as afirmações do mestre da tática mas, principalmente, na forma incisiva como desmascarou e chamou à atenção de todos (jornalistas, jogadores, treinadores e... árbitros!) para a estratégia dos bloqueios (obstruções) adotada pela equipa de Jorge Jesus nas bolas paradas.


A seguir ao slb x FC Porto para o campeonato, o João Saraiva já tinha abordado este assunto aqui, mas dito por Vítor Pereira numa conferência de imprensa, o assunto tornou-se incontornável e, a partir de agora, vai ser um bocadinho mais difícil aos árbitros fazerem vista grossa.

Fotos: LUSA, Tasca de Palmeira

15 comentários:

João Machado disse...

Caro José,

Não questiono o conteúdo das comunicações (claramente) combinadas de Pereira e Pinto da Costa. Fazem-me todo o sentido.

Questiono, isso sim, o timing...
Quanto a arbitragens devíamos ter falado já há muito tempo. Quando o Benfica foi altamente ajudado por Duarte Gomes e outros que tais. Ou, principalmente, no rol de jogos seguidos em que fomos roubados, apesar de vencermos (Braga, Beira-Mar, Marítimo, Guimarães...).

O melhor momento para falar de arbitragens é quando se vence! Aí têm-se superioridade moral e não soa a desculpa.

Agora falar depois do jogo de ontem... A estratégia vem sendo cozinhada nos últimos dias pelo Pinto da Costa. A meu ver, peca por ser absolutamente tardia!!!

Zé Luís disse...

Não comentei da outra vez porque acho não ter existido falta, o Luisão usou o corpo (não os braços), para parede no lance do 2-1 (surgido de falta/livre inexistente, o que era importante sublinhar).

Desta vez, sim, há agarrões e falta clara e justifica-se a chamada de atenção.

É pena que não se saiba usar estas incidências para se perceber a comparação entre o que é legítimo e o que é ilegal. As tv's voltam a falhar na pedagogia a fazer, mas como acreditam que o Torto Canal poderia ser uma mais-valia não posso dizer mais nada.

No lance do 2-2 ontem há placagem intencional que o árbitro-auxiliar devia ter visto e o ASD também se não se desviasse do essencial como convém cada vez que há perspectiva de confusão - olha-se para o lado...

Não tem segredos separar o trigo do joio. No jogo do campeonato referi apenas a inexistência da falta de Djalma e desta vez digo que há claramente falta sobre Sapunaru.

Duarte disse...

O problema é que a estas afirmações não é dada sequência. Os que estavam à espera de alguma de fantástico do Porto Canal, bem o podem fazer sentado.

Mefistófeles disse...

"Todos os treinadores que Gaspar teve treinavam este tipo de lances. Nenhum como Jorge Jesus. «Era o mais meticuloso de todos, sem dúvida. Chegava ao ponto de parar o exercício e corrigir o posicionamento de um jogador que estava um metro ao lado do sítio que ele queria», explica."

É o mestre da táctica, sim senhor.

José Correia disse...

JON disse...
A estratégia vem sendo cozinhada nos últimos dias pelo Pinto da Costa. A meu ver, peca por ser absolutamente tardia!!!

Sim, mas é melhor do que nada e pode ser que ainda vá a tempo de evitar alguns "erros" nestas últimas jornadas.

José Correia disse...

Zé Luís disse...
No lance do 2-2 ontem há placagem intencional que o árbitro-auxiliar devia ter visto e o ASD também

Não me lembro de um único jogo em que o Artur Soares Dias tenha beneficiado o FC Porto, mas lembro-me que já assinalou dois penalties contra o FC Porto, num desafio disputado no Estádio do Dragão.

José Correia disse...

Duarte disse...
Os que estavam à espera de alguma de fantástico do Porto Canal, bem o podem fazer sentado

Na sua componente de instrumento de uma estratégia de comunicação do FC Porto (existe?), até agora o novo Porto Canal tem sido uma desilusão.

pedro disse...

http://i1268.photobucket.com/albums/jj565/TascadePalmeira/Jesusomestredatctica.jpg

Ainda nao e a melhor imagem mas é um começo!! Que trabalho tactico...em matilha...

Unknown disse...

Seja como for, todos fazem, de uma maneira ou de outra. Se o VP sabe, viu compactos, etc... então como treinador também deveria treinar essa componente do jogo, bolas...

M. Teixeira disse...

VP fez bem em falar... se os seus comentários fizerem com que, pelo menos, uma falta ofensiva seja assinalada ao Benfica nos próximos jogos já valeu a pena.

A "comunicação social" está a fazer o seu trabalhinho sujo como costume... alguém tem ouvido ruído à volta de um fora-de-jogo inexistente que dava o 3-3 no minuto 87?!?! Deja-vu face ao jogo anterior entre as duas equipas no campeonato? Cabe-nos a nós fazer essa divulgação, cabe-nos a nós revoltar-nos.... até porque, nesse aspecto, não sei quem é pior... se a comunicação social se a estrutura da nossa SAD/clube.

Vamos acreditar...

Marco Morais disse...

Os bloqueios são situações que acontecem 200 ou 300 x' pelo que leio no post. Depois, leio também que agora que Vítor Pereira falou neles j´+a vai ser mais difícil aos árbitros fazerem vista grossa.

Ora, juntando as duas coisas, já que se sabia tanto sobre os bloqueios, porque não o Vítor Pereira ter falado deles ANTES do jogo?

O que é facto é que nunca, nesta época, como neste jogo, o Benfica criou tanto perigo de bola parada... vá-se lá saber porquê...

Zé Luís disse...

FCP-V. Setúbal, taça da treta, 2 gp pós sadinos, Leandrinho falha uma...

Este ASD é mais um dos cretinos do Porto que tem uma pequena franja de admiradores no Porto e até são sócio de ouro do FCP...

É o que há.

Sobre o Torto Canal, já me pronunciei devidamente sobre o assunto mas parece que ninguém ligou. Creio, aliás, que ninguém liga, não vejo e não me apercebi que alguém passasse alguma referência de positivo sobre qualquer programa de bola, como era suposto.

JOSE LIMA disse...

Excelente post do José Correia
E não são só os bloqueios (a que eu chamo obstruções). São as caceteiradas a meio campo, especialmente do caceteiro-mor Javi Garcia.
Mas compreende-se. O clube da treta está completamente falido e os dinheirinhos da Champions fazem-lhe muito jeito para pagar os salários aos 71 jogadores. Por isso tem que ser levados ao colo, nem que seja até ao 22º lugar.
Cumprimentos

pedro disse...

No ano do titulo com o JJ, os jogadores impossibilitavam qualquer ataque rapido do adversario por faltas constantes no miolo!! Sempre igual. E mais uma vez o DOmingos, na altura a discutir o titulo pelo Braga, salientou isso. Na epoca passada há 5ª jornada já o escroque do dia seguinte babava de raiva pelos jogadores encarnados amarelados e mesmo expulsos!! E não foram campeoes.
Este ano voltou a receita do passado!! Nem que seja a chapada como o 6 do benfica fez ao James. MAs também ha alguma culpa na SAD do FCP que não grita nem esperneia, deixa só rolar...

PS- a imagem da sic vista de tras (linha do fundo) mostra melhor o trabalho exemplar do Nelson Oliveira. Quem poder arranjar...

PS2- Façam isto chegar ao Miguel Guedes, pf.

JOSE LIMA disse...

Obviamente no meu comentário, na parte final queria dizer 2º lugar.
Cumprimentos