segunda-feira, 12 de março de 2012

O pior cego…

Porque há quem não tenha visto, veja mal, não queira ver, ou seja “cego”...

(clicar na foto para a ampliar)


Conforme esta foto mostra de forma inequívoca, o jogador da Académica, além de agarrar Hulk pelo braço, toca-lhe e derruba-o com a perna direita.

Se tivessem sido cumpridas as regras, seria assinalada uma grande penalidade e mostrado o cartão amarelo ao defesa da Briosa. Contudo, no campeonato da “verdade desportiva”, o filiado da APAF, além de não ter assinalado este penalty claro, ainda por cima mostrou um cartão amarelo ao Hulk, o que o impedirá de jogar no próximo Nacional x FC Porto.

Eu até admitia que o senhor Marco Ferreira pudesse estar encoberto e não ter visto o lance mas, para ter considerado simulação (e mostrar o cartão amarelo), foi porque viu e tem a certeza que o Hulk caiu sem ser agarrado, nem tocado. Ou seja, o madeirense Marco Ferreira viu uma coisa que não aconteceu!


Assim sendo, pergunto a Vítor Pereira (o nomeador dos árbitros, cuja recondução foi apoiada por Luís Filipe Vieira): este árbitro – Marco Ferreira – tem condições para continuar a arbitrar?

P.S. Numa jornada em que o FC Porto foi nitidamente prejudicado, enquanto que slb e SC Braga beneficiaram de favores dos senhores do apito, esta semana ninguém vai falar de arbitragem…

Fotos (clicar para as ampliar): Catarina Morais (Maisfutebol)

7 comentários:

Pedro disse...

o benfica foi ajudado na não expulsão do bruno césar e na expulsão do ricardo, mas, para sermos justos, não devemos esquecer aquele penalti vergonhoso q o árbitro deixou passar e q também puniu com amarelo.

Sérgio de Oliveira disse...

..."P.S. Numa jornada em que o FC Porto foi nitidamente prejudicado, enquanto que slb e SC Braga beneficiaram de favores dos senhores do apito, esta semana ninguém vai falar de arbitragem…"...


Tal e qual !

Pedro disse...

não tenho essa opinião e devo acrescentar algo ao q já disse. o benfica tem um outro penalti não assinalado a seu favor: filipe anunciação carrega por trás o nélson oliveira aos 91'.

a minha honestidade obriga-me a dizer o q vejo, pior cego é o q não quer ver e se queremos justiça devemos procurar ser justos.

mais, se a nossa equipa tivesse jogado bem, especialmente na primeira parte, a arbitragem deixava de ser argumento para uma possível derrota.

José Correia disse...

@Pedro
A "contabilidade" dos erros de arbitragem não pode ser feita de forma simplista e aritmética, ignorando o momento em que o erro aconteceu e as consequências que teve.
Por exemplo, se o Bruno César tivesse sido expulso aos 60' (como se impunha), ficando o slb reduzido a 10 jogadores e com o Paços a ganhar por 1-0, os últimos 30 minutos do jogo Paços x slb teriam sido muitíssimo diferentes. Basta ver como, depois disso, quem marcou os golos do slb e como foram expulsos os dois jogadores pacenses.

José Correia disse...

@Pedro
Outro exemplo. Se o árbitro auxiliar do FC Porto x Académica não tivesse, erradamente (e contrariando as indicações da FIFA), anulado uma jogada de golo iminente do FC Porto no final da 1ª parte, marcando um fora-de-jogo a Hulk que não existiu, a 2ª parte do FC Porto x Académica teria sido igual?

Nuno Leal disse...

O suposto penalty sobre o Bruno César é simulação, há toque do jogadopr do Paços mas Bruno já está em queda, vulgo "mergulho" quando é tocado. O penalty sobre Nélson Oliveira também não é.
Já sobre a arbitragem de marco ferreira nem vale a pena comentar. Escapa-se ter marcado a mão no fim de jogo mas não sem que demorasse uma eternidade para a resolução do lance, para que não houvesse tempo para um 2-1. uma vergonha.

Pedro disse...

José Correia, tudo isso é verdade.

Há lampiões que têm uma teoria: para eles, os erros de arbitragem só contam nas épocas em que eles foram campeões ou em jogos entre equipas grandes. Se eles fossem justos, saberiam que nem essa teoria lhes serviam, mas essa gente não consegue admitir os erros a favor deles no slb x Porto: o penalti do cardozo e a inexistente falta do djalma q dá origem ao livre do 2-1.

Me myself and I, você não deve ter visto o penalti do Nélson Oliveira. Há duas jogadas duvidosas, a primeira é simulação e a segunda não, ele é carregado por trás.