terça-feira, 24 de abril de 2012

O evangelho segundo Joaquim

«Eu não acredito em coincidências, mas que as há, há. Os jogadores do Estrela da Amadora, que têm os respectivos ordenados em atraso desde o início da temporada, admitem ao fim de oito jornadas fazer greve no próximo jogo, por sinal uma deslocação ao Estádio da Luz. Fazem-no incitados por Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores. Ora, parece-me justo que os jogadores defendam os seus direitos e que o façam por todos os meios ao seu alcance, reconhecendo que, em última instância, o recurso à greve não pode ser excluído como justa forma de luta. Registo apenas a coincidência depois de quase três meses de competição, com sete jornadas disputadas e depois de várias intervenções bem mais moderadas, Joaquim Evangelista surgir agora tão empenhado na marcação de uma greve. Um empenho semelhante ao demonstrado em 2005 quando estavam em causa os salários em atraso no Vitória de Setúbal, embora aí o presidente do Sindicato dos Jogadores tenha esperado até à 14ª jornada para forçar a apresentação do pré-aviso de greve. Coincidentemente, antes de um jogo com o Benfica.
Ele há coisas...»
Jorge Maia
in O JOGO, 13/11/2008


«Três dias DEPOIS de serem goleados em casa pelo slb e quatro dias ANTES de se deslocarem ao Estádio do Dragão, os jogadores do Vitória de Setúbal receberam duas “prendas”:
- metade de um ordenado (algo que não recebiam há cinco meses!);
- uma verba do Fundo de Garantia Salarial, entregue por Joaquim Evangelista.
Evidentemente, deve ter sido coincidência estas verbas não estarem disponíveis ANTES do jogo com o slb...
Aliás, esta época futebolística tem andado cheia de coincidências. Por exemplo, os jogadores do Estrela da Amadora, após terem estado 10 dias sem treinar (tendo para tal o apoio público do presidente do Sindicato), decidiram regressar aos treinos sem que nenhuma das suas exigências tivesse sido cumprida.
Quando? Precisamente três dias DEPOIS de terem jogado com o slb e quatro dias ANTES de se deslocarem ao Estádio do Dragão. Olha que coincidência!...»
in Reflexão Portista, 26/04/2009


«A Direcção do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, ao abrigo e nos termos do disposto no Art. 534º do Código do Trabalho aprovado pela Lei 7/2009, de 12 de Fevereiro, comunica que os trabalhadores profissionais de futebol em actividade na União Desportiva de Leiria, Futebol SAD, se não for efectuado o pagamento de três meses a todo o plantel até à véspera de cada um dos jogos em falta, se decidiram pelo recurso à greve sob a forma de paralisação total do trabalho aos jogos Leiria-Feirense (28ºJornada), Benfica-Leiria (29ºJornada) e Leiria-Nacional (30ºJornada) respectivamente.»
in PUBLICO.pt, 23/04/2012


aqui falei na vergonha que é a existência de salários em atraso em mais de uma dezena de clubes das competições profissionais do futebol português.
Mas não posso deixar de apreciar as "intervenções cirúrgicas" do presidente do Sindicato dos Jogadores, em que os timings dos pré-avisos de greve parecem ser escolhidos a dedo, embora haja quem acredite que são coincidências...

Ver mais em:
A aliança entre Evangelista e Vieira
“Contribuir para a estabilidade do grupo”

Nota: Os destaques no texto a negrito são da minha responsabilidade.

4 comentários:

disse...

http://www0.rtp.pt/noticias/?t=Evangelista-defende-Coentrao.rtp&article=449956&visual=16&layout=55&tm=28


http://www.asnoticiasdodia.com/desporto/160063/benfica-reage-a-declaracoes-de-evangelista-falou-de-factos-que-desconhece

miguel disse...

Os salários em atraso são uma vergonha em qualquer actividade, mas no futebol tomam proporções maiores, pois a verdade desportiva fica em causa, com tal atitude da parte de alguns clubes, sou da opinião que um clube com salários em atraso, não deveria poder inscrever-se na época seguinte em competições profissionais, mais a Liga de clubes deveria exigir uma garantia bancária, que cobrisse os custos de salários da época em questão, sendo este fundo accionado em caso de falta de cumprimento, deste modo, se calhar teríamos mais jogadores Portugueses a alinhar no campeonato e os clubes não viveriam acima das suas posses.
Quanto à postura do JE, enfim as suas atitudes valem o que valem, pessoalmente não tenho uma boa opinião dos sindicalistas Portugueses pois penso que todos se orientam da melhor forma no pseudo interesse da classe que representam.

JOSE LIMA disse...

Só falta saber quanto vai o Marítimo ter de prémio em caso de vitória ou empate no jogo com o Porto...
Com esta cambada que "faz a coisa pelo outro lado", devem ser uns milhares...

Sansoni7 disse...

Vergonhoso !

SLcolo-colo no seu melhor!


Augusto